Postagem em destaque

terça-feira, 23 de maio de 2017

Mal de Altitude - sim, ele existe

6° dia - 8 de maio de 2017


 Sim, o sexto dia foi aquele o qual a altitude me pegou. 
No passeio anterior, aliás, no dia anterior sequer bebi chá de coca ou mastiguei as folhas como deveria ter feito. Apenas tomei água normal. Estava tão empolgada que esqueci ou sei lá o que passou pela minha cabeça. Talvez minha mente achou que já estivesse adaptada e deslanchou nas aventuras. 

No sexto dia acordei com a cabeça latejando de dor. Uma dor insuportável a qual eu nunca havia sentido. Como se algo pressionasse minha cabeça de todos os lados. Como havia comido um hambúrguer na noite anterior assim que cheguei do passeio, imaginei imediatamente que era alguma intoxicação devido aos sintomas, que inclusive além da dor de cabeça eu sentia enjoo, muito enjoo mesmo. O que eu fiz? Tomei remédio pra fígado e tomei um chá o qual não recordo agora nome, que me foi dado pela funcionária do hostel. Ela me disse que era pra estômago e que devido ao frio que fazia, era normal que me sentisse assim. 

Não era normal, mas eu não conseguia lembrar que era por conta da altitude. Então no final da tarde tomei outra xantinon achando que era fígado e nada (detalhe que eu sentia cólica intestinal) Foi quando falei com uma amiga minha do Brasil que havia voltado do Peru há alguns meses e ela me disse que não era mais pra tomar nada e que eu estava sofrendo com o mal da altitude. 

Bateu o desespero por que eu estava longe e sozinha, mas me acalmei pois no dia seguinte já iria a Machu Picchu e lá está a 2400 mnm. Então conversei com a moça do hostel e ela fez uma jarra de chá de coca pra mim. Tomei tudo (duas em duas horas) e depois fui dormir. Neste dia não consegui sair pra lugar nenhum, apenas de cama, tentando a todo custo repousar. 

Recomendo que em todo o tempo que você estiver na cidade de Cusco, além de mastigar as folhas você beba o chá pelo menos de três em três horas. Descanse muito ao chegar e nos próximos dias evite esforços físicos. Caminhe pouco. Alimente-se bem mesmo que não sinta fome (este é algum dos sintomas também), porém evite refeições pesadas e bebidas alcoólicas e beba muita água.

Nenhum comentário: